Regulamento_Festa da Dança

  • 1. ORGANIZAÇÃO
    A FESTA DA DANÇA _ é organizada pela REDE, Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea
    Direcção Artística _João Fiadeiro e Filipe Viegas
    Direcção de Produção _Ana Sofia Ricardo
    Parceiros _C.M.Lisboa, LX Factory, Metropolitano de Lisboa
  • 2. OBJECTIVOS
    Aproveitar o Dia Mundial da Dança e a visibilidade que oferece, de forma a celebrar a dança contemporânea dando relevo aos criadores nacionais.
    Estimular novas formas e perspectivas de difusão, formação e produção utilizando as nossas próprias sinergias artísticas e plataformas logísticas.
    Contribuir para a afirmação e inscrição da identidade do sector da dança contemporânea portuguesa no imaginário colectivo.
    Promover e sensibilizar novos públicos para dança contemporânea.
    Fomentar a reflexão sobre assuntos relacionados com a nossa actividade mediante a troca de experiências e debates entre profissionais e público.
    Provar a vitalidade da comunidade através da afirmação de uma rede de estruturas e espaços de apresentação, de formação, de investigação, de acolhimento e de criação, etc.
  • 3. LOCAL, DATA e CATEGORIAS
    As apresentações da Festa da Dança irão, este ano, acontecer em Lisboa nos espaços do Negócio/ZDB, da Bomba Suicida; da Real; do Alkantara e, numa lógica de parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, no Terreiro do Paço e Lx Factory.

    Dia 3 de Maio _ 15:00 - 19:00
    Apresentações de projectos em três espaços em simultâneo: Atelier Real; Bomba Suicida e Negócio.

    A. Projectos em fase de intenção
    No Atelier Real, espaço da
    RE.AL, serão apresentados projectos ainda em fase embrionária, onde os artistas irão sobretudo falar das suas intuições e intenções num formato que poderá ou não implicar a apresentação de materiais concretos mas que implicará com certeza a discussão com o espectador e uma abertura no sentido de responder a questões que possam surgir em relação ás suas propostas. Essa relação entre espectador e artista será mediada por um moderador.

    B. Projectos em fase de exploração
    No espaço da Bomba Suicida serão apresentados projectos numa fase onde já se começou a tratar e a mexer nos materiais (objectos, textos, imagens, imaginários, vocabulários…) mas ainda não foram confrontados com os outros elementos do espectáculo como a luz ou o som. São materiais que ainda se encontram em estado “bruto” e descontextualizados de um ambiente “espectacular”.

    C. Projectos em fase de experimentação
    No espaço do “Negócio/ZDB” serão apresentados projectos numa fase em que os materiais já estão explorados e os artistas sentem a necessidade de os confrontar e experimentar com outras disciplinas que obriguem a um tipo de condições mais exigentes. Pode também dar-se o caso de serem projectos ainda em fase “bruta”, mas onde os próprios materiais são a luz, o vídeo ou a cenografia e precisarem por isso de condições técnicas mais exigentes.

    Dia 3 de Maio _ 21:00 - 23:00

    D. Projectos Transdisciplinares
    No espaço do Alkantara, será apresentado uma série de performances de artistas que pretendam explorar outras formas de relação com o espectador, com os materiais e com o espaço de representação. Serão projectos híbridos, entre a instalação e a performance, numa relação transdisciplinar entre a dança e as artes plásticas, a música, o cinema, o teatro ou a literatura.

    Dia 4 de Maio _ 15:00 - 18:00

    E. Projectos “site specific”
    Apresentações no Terreiro do Paço em paisagens interiores (Ministério das Finanças: Sala Nobre; Átrio; Claustro) e paisagens exteriores (Praça do Comercio; Arcos…) de projectos que oferecem o seu conteúdo histórico, imagético e arquitectónico como matéria aos processos de criação dos criadores.

  • 4. CONDIÇÕES DE ADMISSÃO
    Os autores assumem a veracidade das informações fornecidas na ficha de inscrição.
  • 5. INSCRIÇÃO
    5.1 Não existe qualquer custo para a inscrição nesta iniciativa.
    5.2 A inscrição das obras aos espaços da Festa da Dança deverá incluir:
    Ficha de Inscrição
    Ficha Técnica e Artística
    Sinopse do trabalho
    Regulamento assinado
    Caso se considere útil, poder-se-á enviar um DVD devidamente identificado com o título do projecto, autor e duração.
    Fotos da proposta artística gravadas em CD (jpeg, tiff)
    5.3 Cada proponente poderá apresentar um número ilimitado de projectos, devendo utilizar para cada uma delas o mesmo procedimento que em 5.2
    5.4 Os proponentes deverão enviar as inscrições imperativamente via e-mail e, caso necessário, via correio, os projectos até dia 28 de Março de 2008.
  • 6. PRÉ-SELECÇÃO
    6.1 Todos os projectos recebidos serão avaliados pelos directores artísticos e programadores dos espaços de acolhimento que integram o percurso da Festa Da Dança que farão uma pré-selecção.
    6.2 A lista dos projectos seleccionados para exibição será comunicada aos interessados no dia 1 de Abril de 2008.
    6.3 Todo o material enviado para a pré-selecção dos projectos a concurso não será devolvido.
  • 7. SELECÇÃO
    Composição da Comissão programática:
    Filipe Viegas / Bomba Suicida
    João Fiadeiro / Atelier Re.al
    Natxo Checa/ Marta Furtado / ZDB/Negócio
    Mark Deputer/ Catarina Saraiva / Alkantara
    Sofia Neuparth / c.e.m
  • 8. DIREITOS
    8.1 Tendo em consideração o carácter festivo, comunitário e não comercial da Festa da Dança, não haverá lugar a qualquer tipo de remuneração.
    8.2 Os proponentes seleccionados autorizam a divulgação de imagens e informação referente aos respectivos projectos no âmbito de quaisquer suportes de promoção desta iniciativa.
    8.3 Os proponentes comprometem-se a acompanhar as montagens e desmontagens. A organização não se responsabiliza pelo armazenamento dos materiais cenográficos e outros.
    8.4 A organização também não se responsabiliza por qualquer dano ou extravio causado durante as montagens e desmontagens, transporte ou apresentação pública dos projectos.
    8.5 A organização assegura a divulgação dos projectos programados no Catálogo 2008 da REDE em formato PDF e na edição prevista no final do ano.
  • 9. CONDIÇÕES TECNICAS
    A organização colocará ao dispor dos artistas a infra-estrutura técnica existente nos respectivos espaços de representação (luz, som e camarins). No caso da necessidade de equipamento não disponível, a organização fará o que estiver ao seu alcance para obter esse material mas, não sendo possível, os proponentes devem responsabilizar-se pelos mesmos.
  • 10. ACEITAÇÃO
    A participação na Festa Da Dança implica a aceitação do seu regulamento.

Sem comentários: